
Filhas de Jó
RIO GRANDE DO NORTE
bethéis do rn
Cada Bethel tem sua própria história dentro das Filhas de Jó. Aqui você conhece um pouco dessa trajetória e encontra as datas das nossas reuniões.

bethel 01
Caicó/RN
Fundado: 10/06/1993
Fundado em 10 de junho de 1993 pelos tios Francisco Santiago e Joana, o Bethel Mater Norte e Nordeste (hoje Bethel 01 de Caicó) nasceu com 54 jovens, logo após a fundação do primeiro Bethel do Brasil.
Símbolo de persistência, contribuiu para o surgimento de diversos Bethéis pelo Nordeste e viveu marcos históricos: recebeu a primeira visita do Supremo Time (1994), sediou o primeiro Congresso Interestadual (1994) e o primeiro concurso de Miss FDJ RN (1997), além de conquistar a comenda de maior Bethel do mundo em filhas ativas naquele mesmo ano. Também esteve presente na fundação do Conselho Jurisdicional do RN (1999) e na eleição da primeira Miss FDJ NE (2005).
Em 2008, quando o RN se tornou Grande Conselho e Grande Bethel, participou ativamente com tios e filhas na liderança, e já sediou uma Sessão Jurisdicional, duas Grandes Sessões e uma Reunião Anual do Grande Bethel — consolidando sua trajetória de fé e dedicação ao longo dos anos.

reuniões
1° e 3° sábados
às 14h

guardiões
Marilene M.
Francisco F.
honorável
rainha
Maria Letícia
Mascote: Elsa, Anna e Olaf.
bethel 02
Mossoró/RN
Fundado: 21/11/1993
Fundado em 21 de novembro de 1993, o Bethel 02 de Mossoró foi o quarto Bethel do Brasil, criado pelos tios Francisco de Assis Santiago, Aldo Coutinho, Luis Guerra e pela primeira Honorável Rainha, Janaína Glaucia Freire. Funciona até hoje na Loja Maçônica União Mossoroense nº7.

Ao longo de seus 30 anos, contribuiu para a fundação de outros Bethéis e sediou marcos importantes: uma Reunião Anual (2011), dois Supremos Encontros (2014 e 2018), uma Grande Sessão (2019) e um Encontro de Miss (2023). Sua trajetória é marcada por membros de destaque, como Nefftaly Couto (primeira Miss FDJ do GBRN e primeira Guardiã do Grande Bethel), Jeanne Dantas (Miss FDJ RN e Nordeste), Mariana Morais (múltiplos títulos e primeira brasileira a receber o Prêmio Lírio do Vale) e outras jovens premiadas nacional e regionalmente.
Em 2016, fundou a Colmeia Princesinha do Oeste, e teve tios do Bethel à frente da Grande Guardiania do RN na XI Gestão (2018-2019). Também conquistou o primeiro lugar no concurso de ritual do RN e, em 2024, fundou seu Clube de Mães e Pais — consolidando uma história rica de conquistas e liderança.

reuniões
2° e 4° sábados
às 14:30h

guardiões
Fernanda F.
Geison M.
honorável
rainha
Tarcila C.
Mascote: Ursos sem curso

bethel 03
Cidade do Sol
Natal/RN
Fundado: 30/03/1996
O Bethel 03 de Natal/RN foi fundado na data de 30 de março de 1996 como realização do trabalho e esforço de vários Mestres Maçons e Samaritanas da cidade.
É indispendensável observar que a fundação de um Bethel foi um avanço na cidade marcada por uma maçonaria resistente ao movimento de meninas na maçonaria. O nascimento do Bethel 03 demonstrou a força de maçons corajosos e ávidos por transformar a sociedade. O inicio das atividades do Bethel incluiu uma dedicação de jovens meninas que estavam dispostas e se empenharam bastante em aprender.
O Bethel 03 foi fundado pelo Bethel 01 da ciadade de Caicó e teve como Honorável Rainha fundadora a irmã Camilla Sá e como Guardiões fundadores o tio Manoel Nicolau de Freitas e tia Dayse de Lima Freitas. Até os dias atuais tem trabalhado no sentido de formar meninas de caráter, que desempenham papéis relevantes para a sociedade.Por isso, o Bethel de Natal funciona atualmente na Loja Maçônica Bartolomeu Fagundes, tem se dedicado a trabalhos filantrópicos e ao estudo da ritualística da Ordem.

reuniões
1° e 3° sábados
às 16h

guardiões
Lucília A.
Jerbes L.
honorável
rainha
Yasmin N.
Mascote: Moranguinho
bethel 04
Lírios de Jó
Caraúbas/RN
Fundado: 15/11/1998
Em visita ao Bethel 01, na cidade de Caicó, os Tios Brito e Gilvan, e suas esposas samaritanas, Tia Vilma e Tia Ana Paula, se encantaram com a belíssima cerimônia a qual presenciaram e despertaram o interesse para a criação de um Bethel em Caraúbas.

Para que a semente germinasse foi necessário muito empenho de todos os membros da loja. Em abril de 1998, foi realizada uma reunião para demonstração da Ordem Filhas de Jó Internacional, neste momento, muitos tiveram interesse e acataram a ideia com muito fervor.
Os tios e tias, as futuras Filhas de Jó e os demais membros tiveram total empenho para que finalmente no dia 15 de novembro de 1998, houvesse a cerimônia de instalação do Bethel 004- Lírios de Jó da cidade de Caraúbas, houve também posse do Conselho Guardião neste mesmo dia, tendo como primeira Honorável Rainha, Mônica Virgina Solano Brito, e como Guardiã do Bethel Tia Carminha e Guardião Associado o Tio Francisco de Assis Brito, esta cerimônia de instalação foi conduzida pelas filhas do Bethel 02 da cidade de Mossoró- RN.
No aniversário de 15 anos do 4º Bethel do RN, foi instalado a Colméia Flor De Caraibeira, onde iniciaram 11 meninas. Conquistando também o dia municipal das Filhas de Jó que é comemorado no dia 9 de março, dia do aniversário da Fundadora de nossa Ordem, Ethel T. W. Mick.

reuniões
1° e 3° sábados
às 15h

guardiões
Isadora R.
Ângelo T.
honorável
rainha
Gabrielly C.
Mascote: America S. e Maxon S.

bethel 05
Sementes da Promessa
Mossoró/RN
Fundado: 27/12/1998
O Bethel 05 foi fundado em 6 de novembro de 1998 e instalado em 27 de dezembro do mesmo ano, o Bethel 'Sementes da Promessa' Nº 5, de Mossoró, tem papel central na história das Filhas de Jó RN.
Sediou a Sessão Jurisdicional (2004) e a fundação do Grande Conselho Guardião do RN (2008), tornando-se sua primeira sede, com os tios Vanda e Jacinto como primeiros Grandes Guardiões e Cinthia Barbosa como primeira HRGB — todos do próprio Bethel. Também preparou o CD Ritualístico (2005), fundou a Colmeia 'Tia Lourdinha Barbosa' (2011), sediou uma Grande Sessão (2012) e foi precursor do I Encontro de Miss Filha de Jó do RN (2016), além de conquistar o primeiro lugar no primeiro campeonato ritualístico (2017).
Reconhecido por sua excelência, o bethel acumula 4 certificados concedidos pelo Supremo Conselho Guardião. Entre suas figuras marcantes estão Maria Helena Soares de Araújo Neta (primeira Honorável Rainha do Bethel), Vanda Maria Jacinto e Tio Jacinto (primeiros Grandes Guardiões do RN), Cinthia Barbosa (primeira HRGB) e Eleide e Josué Pedrosa, fundadores do Bethel, entre outros nomes que marcaram a trajetória da instituição no estado e no país.

reuniões
1° e 3° sábados
às 14h

guardiões
Marina L.
Omar F.
honorável
rainha
Isabela M.
Mascote: Anna
bethel 06
Sal da Terra
Areia Branca/RN
Fundado: 18/03/2003
O Bethel 06 “Sal da Terra” da cidade de Areia Branca-RN, foi fundado no dia 18 de março de 2006. Desde a sua fundação funciona na Loja Maçônica Coronel Fausto.

O nome do nosso Bethel faz referência a nossa cidade Areia Branca. Por ser um Município litorâneo e sua principal fonte de riqueza ser o sal, escolheu-se o nome “ SAL DA TERRA” enfatizando também o aspecto bíblico na Leitura do Evangelho de Matheus, o qual exemplifica, com o sal, como a sociedade deve agir no mundo em que vivemos.
Ao longo desses 11 anos de existência tivemos a alegria de sediar duas Reuniões Anuais nos anos de 2014 e 2016. Sediamos também a Grande Sessão 2017.

reuniões
2° e 4° sábados
às 08h

guardiões
Leslie M.
Mustemberg M.
honorável
rainha
Marina G.
Mascote: Mal, Evie, Jay e Carlos

bethel 07
Princesas do Vale
Apodi/RN
Fundado: 17/03/2007
O Bethel 07 – 'Princesas do Vale', de Apodi, foi fundado e instalado em 17 de março de 2007, sétimo Bethel do RN, após dois anos de acompanhamento de irmãs às reuniões do Bethel 04, em Caraúbas.
Referência para o alto oeste potiguar, já sediou duas Grandes Reuniões (2013 e 2018), uma Grande Sessão (2015), com outra prevista para 2021, além de ter tido uma Miss RN. Sob a gestão dos tios Edileusa e Caubi (PGG e PGGA), o Grande Conselho do RN fundou dois novos Bethéis (São Paulo do Potengi e São Miguel), o primeiro Clube de Pais, Mães e Guardiões do estado e um clube de Abelhinhas.
Já sob a administração da tia Rayssa Câmara, conquistou a instituição do Dia Municipal das Filhas de Jó pela Lei Municipal nº 1.129/2017 — sendo a primeira cidade do estado com esse reconhecimento legislativo — além de construir e inaugurar uma sala exclusiva para as Filhas de Jó e Abelhinhas dentro da maçonaria.

reuniões
2° e 4° sábados
às 14h

guardiões
Lourdes M.
José P.
honorável
rainha
Anne Yasmin
Mascote: Alice
bethel 08
Mensageiras do Amor
Umarizal/RN
Fundado: 17/06/2007
O início da nossa história se deu quando quatro sementes de nossa cidade foram plantadas no Bethel 04, Caraúbas-RN.

Ao passar do tempo o número de sementes plantadas neste Bethel só cresceu, foi assim que surgiu o desejo de Tia Ceição e Tio Plínio de cultivar o seu próprio jardim. E com o apoio, o incessante trabalho e amor de todas as pessoas envolvidas, em 17 de Junho de 2007 o sonho tornou-se realidade.
Nesse ano de 2020 comemoramos os 13 anos de fundação do tão sonhado e amado Bethel 08, contamos com cinco Misses Filhas de Jó RN, duas Honoráveis Rainhas do Grande Bethel e estamos na gestão da segunda Grande Guardiã do Grande Conselho do Rio Grande do Norte. O nosso bethel vêm, ao longo de sua trajetória, desempenhando um lindo trabalho, cheio de filantropias e amor ao próximo.

reuniões
2° e 4° sábados
às 14h

guardiões
Allénia A.
Eric S.
honorável
rainha
Myllene
Mascote: Ursinho Pooh

bethel 09
Flor de Miosótis
São Miguel/RN
Fundado: 04/06/2016
O sonho do Bethel 09 começou com uma flor corajosa chamada Clarisse Leite que compartilhou seu objetivo com outras flores, as quais foram essenciais para o início da nossa história.
É incrível como Deus agiu em nossas vidas, pois Clarisse teve como base para sua caminhada um exemplo de filha de Jó no RN, Mariana Morais. A partir delas, iniciou-se a procura por aqueles que poderiam ajudar a tornar real nosso sonho. Logo surgiram as melhores pessoas: Tio Riltomar e Tia Lana, nossos pais dentro do Bethel. Sem o apoio deles, nada seria possível. Não podemos esquecer da confiança dada pelo Grande Conselho representado por, Tia Edileuza e Tio Caubi, que deram total assistência para nossa fundação.
Entretanto, era necessário a ajuda de um Bethel estruturado que nos guiasse. Novamente, Deus agiu colocando o Bethel 08 de Umarizal em nosso caminho. Agradecemos as pessoas de Tia Conceição e Tio Plínio, como as Filhas Thifanny e Thassila por toda ajuda ofertada. Embora tenhamos contado com toda ajuda citada, sem o esforço e amor dos membros, não teríamos prosseguido. Conseguimos, em oito meses, ter a Carta Constitutiva e nos tornar o Bethel 09.

reuniões
2° e 4° sábados
às 14h

guardiões
Edilane S.
Pedro A.
honorável
rainha
Savya M.
Mascote: Alice
bethel 10
Lírios do Potengi
São Paulo do Potengi/RN
Fundado: 09/04/2017
No ano de 2016, seis meninas da cidade de São Paulo do Potengi foram conhecer o Bethel 03 Cidade do Sol, através do Tio Max Muller.

Na oportunidade as jovens participaram de uma cerimônia de apresentação. Um mês depois, quatro meninas iniciaram no Bethel, em Natal.
Em 2017, no dia 09 de Abril, o Bethel Lírios do Potengi foi fundado oficialmente no município. Os primeiros guardiões foram tia Juvaneide Martins da S. Barbosa e Max Muller Barbosa.

reuniões
2° e 4° sábados
às 15h

guardiões
Roberta S.
João G.
honorável
rainha
Maria Fernanda
Mascote: Coraline

bethel 11
Mensageiras da Esperança
Martins/RN
Fundado: 30/06/2018
O Bethel #11 "Mensageiras da Esperança", da cidade de Martins foi fundado no dia 30 de junho de 2018.
Tendo como primeira Honorável Rainha a irmã Raíssa Naiany, a guardiã do Bethel Tia Cátia Queiroz, e o guardião associado do bethel, Tio Darcio Queiroz. O nome do Bethel remete a fênix, que renasce das cinzas, para que sempre possamos ter esperança em nossos corações.
Apesar da pouca idade, este Bethel vem desenvolvendo um brilhante trabalho na nossa organização, com cerimônias ritualística e filantropias.

reuniões
1° e 3° sábados
às 14h

guardiões
Ingrid A.
Francisco S.
honorável
rainha
Vanessa G.
Mascote: Moana
bethel 12
Girassóis da Perseverança
Alexandria/RN
Fundado: 15/06/2019
O Bethel 12 "Girassóis da Perseverança" da cidade de Alexandria/RN foi fundado no dia 15 de junho de 2019, com 9 membros do Conselho Guardião e 18 Filhas de Jó.

Ele foi fruto do esforço de vários Mestres Maçons e Samaritanas da cidade, em especial nossa primeira Guardiã Tia Lilya Licce e nosso primeiro Guardião Associado Tio Emmanuel Pires. É indispensável que as filhas fundadoras também tiveram grande importância, dedicando-se ao máximo para que o Bethel tenha sempre bom êxito, elas tiverem maior paixão pela Ordem após a Cerimônia de Apresentação no mês de maio de 2019, feita pelo Bethel 08 "Mensageiras do Amor" de Umarizal, alimentando o sonho de instalar um novo em Alexandria.
A Honorável Rainha fundadora é a irmã Kaylane Freire de Oliveira. As filhas fundadoras optaram por esse nome pelos significados que tais elementos expressam. O Girassol é uma flor sempre posicionada na direção do sol, assim como devemos ser, voltadas ao céu e em busca de adquirir toda energia positiva que ele possui. A Perseverança é uma das principais virtudes que Jó possuía, que sempre aguentou firme e foi vitorioso.
Que a paciência de Jó nos inspire a sermos fiéis e perseverantes na fé. Atualmente, o Bethel realiza as suas atividades, projetos e reuniões com maestria, em busca de adquirir a Carta Constitutiva.

reuniões
2° e 4° sábados
às 13h

guardiões
Micarla O.
Wesley G.
honorável
rainha